top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Issuu
  • Flickr
  • ALRS

Confirmando anúncio da deputada Franciane, secretária nega fechamento do Hemocentro de Santa Maria

  • Foto do escritor: Comunica Franciane Bayer
    Comunica Franciane Bayer
  • 23 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2021



Conforme já havia anunciado a deputada estadual Franciane Bayer, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, reafirmou em audiência pública que o fechamento do Hemocentro Regional de Santa Maria nunca esteve e não está nos planos do Governo. “Mesmo sabendo que a possibilidade estava descartada, quero ressaltar a importância desta audiência pública, que faz com que se cumpra o papel desta Casa de fiscalização, diálogo com a comunidade e esclarecimento”, ressaltou Franciane.


O debate, promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira (23), sobre a possibilidade de fechamento do Hemocentro, que é referência para 40 municípios da Região Central, reuniu lideranças regionais e servidores do órgão, que temem o fechamento da unidade, e autoridades estaduais, que asseguram a continuidade dos serviços.


Segundo o reitor da Universidade de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, o convênio com o Estado está vencido, mas, mesmo assim, a universidade manteve a cedência dos 10 servidores que atuam no órgão. Segundo Burmann, as tratativas com o Poder Executivo estadual iniciaram em gestões anteriores, mas só agora estão chegando a bom termo. “O governo está entendendo a necessidade de regularizar essa situação, reconhecendo, inclusive, o ressarcimento relativo a cedência dos servidores”, apontou.


A secretária de Saúde assegurou que não haverá redução de nenhum dos serviços já prestados pelo hemocentro. A intenção é buscar parcerias para qualificar o espaço, resolver os problemas de estrutura física e realizar campanhas de doação de sangue. “A pandemia atrasou o processo e as tratativas, mas estamos trabalhando para melhorar”, afirmou.


Já a coordenadora-adjunta do Hemocentro do Estado, Kátia Brodt, disse que a coleta, processamento e exames hematológicos continuarão a ser feitos no hemocentro e que 90% de sua produção continuará sendo destinada ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).


Também participaram da audiência os deputados Valdeci Oliveira (PT), proponente do debate, Beto Fantinel (MDB) e a deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

 
 
 

Comments


© 2023 Franciane Bayer - Deputada Federal

bottom of page