top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Issuu
  • Flickr
  • ALRS

Dep. Franciane Bayer abre exposição “Esclerose Múltipla: Uma luta invisível”

  • Foto do escritor: Comunica Franciane Bayer
    Comunica Franciane Bayer
  • 26 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (25/05), realizando a abertura da Exposição Esclerose Múltipla: Uma Luta Invisível (confira o documentário: https://bit.ly/3wN7MEb), em parceria com a Agapem, a deputada Franciane Bayer ressaltou a importância da informação e da prevenção em sua fala, abordando os principais sinais da doença.

"Nossa missão aqui é desmistificar o assunto e chamar a atenção da sociedade gaúcha para a doença, trazendo através desta exposição, experiências de pacientes com diagnóstico de Esclerose Múltipla, que nos mostram o que é a patologia e como conviver com ela. A AGAPEM acredita, e nós também acreditamos, que isto pode ajudar as pessoas a estarem atentas aos sinais que podem surgir e que às vezes são confundidos com outras doenças e acabam por atrasar o tratamento.", mencionou a deputada.

No dia 30 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.


A pauta e a parceria com a Associação Gaúcha de Pessoas com Esclerose Múltipla veio através do amigo Rodrigo Paculski, do Instituto Mix de Tramandaí. Rodrigo foi diagnosticado com esclerose e desde então conheceu o Ricardo Faria, presidente da Agapem, e se envolveu com o tema para ajudar outras pessoas. “Faz 12 anos que eu recebi o diagnóstico. Desses, passei 10 anos colocando a máscara de oxigênio. Tive uma filha, me formei, cresci profissionalmente e passado esse período eu procurei o que mais eu poderia fazer para ajudar outras pessoas. E encontrei na deputada Franciane uma porta aberta para que a gente pudesse estar falando de esclerose múltipla. Os primeiros meses são os mais difíceis, e nós inevitavelmente procuramos no dr. Google, que nem sempre diz o que você precisa e deve ouvir. Isso motivou que eu fizesse algo por essas pessoas, cujo subconsciente está bem abalado num primeiro momento. Mas hoje, passados todos esses anos, eu posso dizer que há vida depois do diagnóstico.”, ressaltou Rodrigo.

A Agapem trabalha na aproximação dos portadores de Esclerose Múltipla e pessoas físicas ou jurídicas, leigos ou profissionais, que possam oferecer àqueles melhores condições de tratamento e de convivência. A exposição fica aberta à visitação no hall de entrada da Assembleia Legislativa, Espaço Deputado Carlos Santos, até o dia 3 de junho. Texto: Adriana Schnitzer Foto: Paulo Garcia

 
 
 

Comments


© 2023 Franciane Bayer - Deputada Federal

bottom of page