Deputada comemora aprovação de emenda que proíbe linguagem neutra nos órgãos públicos
- Comunica Franciane Bayer
- 6 de dez. de 2023
- 1 min de leitura

Na última sessão, a deputada federal Franciane Bayer, co-autora da emenda aditiva ao Projeto de Lei 6.256-A de 2019, comemorou a aprovação da medida que proíbe o uso de linguagem neutra nos órgãos públicos. A emenda, intitulada "Proibição de Linguagem Neutra", acrescenta o inciso XVII ao artigo 5° do PL para impedir o uso de novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário da Língua Portuguesa (VOLP) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Em seu posicionamento, a deputada destacou a importância de manter a integridade da língua portuguesa, argumentando que a linguagem neutra, representada por palavras como "todes", "amigues" e "elus", é uma imposição de uma minoria que se sente de um jeito hoje e de outro amanhã.
"A emenda proíbe o uso de novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa, que vão contra as regras gramaticais já determinadas. Além disso, traz outras regras para simplificar a comunicação entre a administração pública e os cidadãos", declarou a deputada Franciane Bayer. O Projeto de Lei em questão institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades de administração pública direta e indireta. A emenda aditiva reforça a prescrição do uso de linguagem neutra, respeitando as regras gramaticais consolidadas, o Vocabulário da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Comments