Franciane Bayer articula apoio para vetar projeto que libera bebidas alcoólicas nos estádios
- Comunicação Fran Bayer
- 11 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2019

A deputada estadual eleita pelo PSB Franciane Bayer vem articulando apoio para o veto do projeto de lei 192/2018 que libera o retorno da comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos alterando a lei vigente 12.916/2008, a qual proíbe o consumo nos espaços. A matéria está com o governador Eduardo Leite para sanção.
Franciane considera arbitrária a forma como foi conduzida a aprovação do projeto pelo Legislativo, em dezembro de 2018, sem debate com a sociedade, e defende a permanência da lei atual sem a alteração. “Algo que vem contribuindo para a redução da violência dentro dos estádios de futebol, há 10 anos; que foi precedida de grande discussão com o público; onde o Parlamento conheceu os argumentos contrários e favoráveis à norma e, assim, pode formar convicção e aprovar a legislação, deve permanecer. Ao contrário do PL atual, aprovado sem nenhum debate sobre as consequências dessa liberação”, argumenta.
A deputada será empossada só no dia 31 de janeiro, mas tomou frente em defesa da pauta tão logo soube do ocorrido e, no dia 11, iniciou sua articulação ao receber o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, ex-deputado autor da proposta que proibiu o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol, para discutir a questão. No mesmo dia, gravaram juntos um vídeo de apelo ao chefe de Estado, postada nas redes socias. Já, nessa terça-feira (15), durante encontro com o governador, Franciane entregou uma carta apresentando as suas razões contra a nova matéria. “Precisamos fazer a nossa parte. Zelar pelo bem-estar da população e, neste caso específico, continuar oportunizando as famílias, mulheres, idosos e crianças, esse lazer com mais tranquilidade”.
Instituições e órgãos públicos, como Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul também são favoráveis à lei vigente em vistas à redução da violência dentro dos estádios.
. . .
Assista ao vídeo com o apelo, pedindo o veto ao PL 192/2018, neste link: Franciane Bayer

Comments