Deputada Franciane Bayer alerta para aumento das mortes no trânsito do RS
- Comunica Franciane Bayer
- 28 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a deputada estadual Franciane Bayer alerta para o aumento do número de mortes em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul. “Infelizmente, o aumento da circulação de veículos e pedestres após a flexibilização das restrições decorrentes da pandemia está impactando no número de acidentes”, lamentou.
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/RS), 747 pessoas perderam a vida nos primeiros seis meses de 2021. Um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas 699 mortes. Nas rodovias federais, de acordo com os dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes com mortes subiu 57% na comparação entre o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2021. Entre janeiro e junho do ano passado foram 91 mortes. Já neste ano, o número foi de 143 acidentes fatais.
Na avaliação da parlamentar, é preciso intensificar as campanhas de conscientização. “Apresentei dois projetos de lei que estão tramitando na Casa e que contribuem para que tenhamos um trânsito mais seguro. Espero que no retorno do recesso parlamentar avancem o mais breve possível, pois este é um tema caro à toda sociedade e não podemos aceitar que vidas perdidas no trânsito sejam banalizadas”, destacou.
Ações pelo trânsito seguro
A deputada Franciane Bayer é autora do Projeto de Lei (PL) 215/2020 que pretende potencializar no Rio Grande do Sul as ações de conscientização para um trânsito mais seguro ao instituir a Semana Estadual da Conscientização no Trânsito, a ser realizada na semana de setembro que incluir o dia 23, data que também fica definida como o Dia Estadual de Conscientização no Trânsito. “A ideia é fomentar ainda mais na sociedade gaúcha o debate sobre a segurança no trânsito e despertar nas pessoas justamente o senso de responsabilidade que todos possuem em relação ao tema”, justifica.
Já o PL 214/2020, também de autoria da deputada, institui o Plano Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito (Petrans). Elaborado com o apoio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS), o Plano determina ações com o objetivo de reduzir pela metade o índice de mortes em relação à população e ao número de veículos de cada localidade. “Trata-se de um importante instrumento para medir o impacto que os acidentes de trânsito causam, tornando-se uma ferramenta de diagnóstico dos problemas e das soluções que cada um dos órgãos de trânsito se propõem a debater e a colocar em prática”, argumenta a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Foto: Adriana Schnitzer
Comments