Deputada Franciane Bayer e equipe buscam demandas no interior do Estado
- Comunica Franciane Bayer
- 29 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2021

A última semana que passou contou com mais um roteiro realizado pela deputada Franciane Bayer. Dessa vez, contemplando a região da Serra, Litoral e Sul do Estado. Iniciando no dia 23, terça-feira, a parlamentar representou a Assembleia Legislativa no Encontro de Gestores do Sistema Nacional de Trânsito que aconteceu em Gramado. O evento engloba o 13° Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (FOCOTRAN) e o 71° Encontro Nacional dos Detrans, reunindo os maiores especialistas no assunto do Brasil. A agenda também contou com deputada federal Liziane Bayer representando a Câmara dos Deputados. No segundo dia, ainda em Gramado, a deputada, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, outorgou o Cetran/RS, na pessoa do presidente, Dr. Sérgio Teixeira, com a Medalha da 55ª Legislatura, em ato durante o 13º Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (FOCOTRAN).
À tarde, a deputada cumpriu agenda com a Associação da Rota da Colônia, em São Francisco de Paula, falando sobre investimentos na área do turismo e desenvolvimento na Rota da Colônia. O Misssionário Luiz Pavan, o vereador Jair Boca, o presidente do PSB, Jean Pinto, o sr. Mauro, proprietário do Hotel, o Alcindo Fin, idealizador de projetos, o Sid Tizato, empreendedor local, o Leandro Ruffino, Paulo Bertuol, Sidnei Vargas e a Cleiva Schonardie, estiveram na reunião. O prefeito Marcos Aguzzolli também atendeu a deputada. Na Prefeitura, tratou sobre os projetos ligados ao turismo na cidade e sobre a destinação de recursos por meio de emenda parlamentar dos dois mandatos: federal através da deputada Liziane Bayer e estadual, pela deputada Franciane Bayer, totalizando 800 mil reais em investimentos para o município.
Finalizando o dia em Morrinhos do Sul, o prefeito Marcos Venicios e a vice-prefeita Leoni Felicidade receberam a parlamentar para um jantar. Na pauta, a destinação de recursos no valor de 80 mil reais em 2020 para a área da saúde do município.

O terceiro dia de roteiro começou pelo munícipio de Torres, onde houve a entrega de exemplares do livro ‘Bailarinas Também Choram’ na Escola Municipal Santa Rita. Na oportunidade, a deputada conversou com os alunos do 9º ano sobre o tema de violência sexual, abordado na literatura, e ações do seu mandato para conhecimento. Os estudantes fizeram uma ação com base na obra literária, que contou com cartazes relacionados ao tema e a história. A visita à escola foi acompanhada pelos vereadores Cláudio Freitas e Carla Daitx, a diretora Roberta Freitas, a secretária de Educação, Silvia Teixeira, e a Suzana Machado representando o prefeito. Depois foi a vez de ir até a Câmara Municipal de Vereadores. Por lá, a deputada Franciane apresentou o trabalho realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da ALRS para vereadoras da região litorânea. A parlamentar também apresentou dados e informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, e deixou o seu mandato à disposição. O convite para a reunião com outras vereadoras e assessoras do legislativo partiu da procuradora Municipal da Mulher, a vereadora Carla Daitx.
Ainda pelo Litoral, dessa vez em Osório, a deputada Franciane concedeu entrevista para o Adilson da ABBA RTV, falando sobre o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, a aprovação recente do Projeto de Lei de sua autoria, que institui o Mês de Junho Violeta para a conscientização, o enfrentamento e a prevenção da violência contra a pessoa idosa (PL 95/2021), sobre o posicionamento contrário ao uso de linguagem neutra e assuntos relacionados. Finalizando o dia na cidade de Maquiné, a deputada participou da abertura de evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, falando sobre o enfrentamento ao problema e a importância do trabalho em rede. Na ocasião, o prefeito citou a emenda parlamentar para o município que a irmã, deputada federal Liziane Bayer, destinou neste ano para custeio da saúde na ordem de 150 mil reais.

A parlamentar visitou duas cidades da região Sul, encerrado o roteiro. Em Capão do Leão ela palestrou sobre violência contra a mulher e encorajou a comunidade a denunciar os casos existentes na cidade, além de incentivar o engajamento no enfrentamento ao problema que afeta toda a sociedade. O convite da apresentação partiu da vereadora Fernanda Ribeiro, que é procuradora da Mulher no município. A palestra contou com a presença do prefeito Vilmar Schimitt, da secretária de Saúde, Cíntia Iribarrem, da secretária de Cidadania, Beatriz Sedrez, do vereador, Rafael Peres, das procuradoras adjuntas, Emanuelle Garcia e Mariléia Santana e a Clarice Duarte, do Conselho dos Direitos da Mulher. Após a agenda, a deputada reuniu-se em um momento de oração com pastores de diversas denominações de Capão do Leão. Na oportunidade, a parlamentar colocou o mandato à disposição por meio das pautas cristãs que trabalha. A deputada também encontrou com a apoiadora de Capão do Leão, dona Glaci.
Em Pelotas, junto com o assessor da região sul da dep. Liziane Bayer, André Kisuco, a parlamentar conheceu as dependências do Instituto de Menores Dom Antonio Zattera, conhecendo as ações e projetos que a instituição trabalha, além de entender as demandas existentes hoje no local.
Equipe no mesmo ritmo

Em paralelo ao roteiro da deputada Franciane, dois parceiros do mandato, e outra equipe da parlamentar, além da que a estava acompanhando, também rodou alguns municípios do estado para conhecer de perto as necessidades. Viviane Tiburski, Michel Florença, Eliana Bayer e André Kisuco percorreram os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Alegrete. Entre muitos diálogos com representantes dessas cidades, houve também a prestação de contas e atendimento ao público nos cultos da Igreja Internacional da Graça de Deus, acompanhando a campanha do pastor Victor Martins, líder estadual do Ministério.
Os representantes também realizaram a entrega de lenços femininos a instituições ligadas à pacientes que tratam o câncer de mama. Os mesmos foram arrecadados em campanha durante o Outubro Rosa em uma ação feita através da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher e Procuradoria Especial da Mulher, das quais Franciane conduz hoje na Assembleia Legislativa.
Comments