Deputada pede informações sobre possível inclusão de identidade de gênero no currículo escolar do RS
- Comunica Franciane Bayer
- 26 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

“Quem educa a criança é a família, os pais. Quem escolhe, sabe o modo e o tempo certo de abordar a sexualidade com a criança também é a família”. A manifestação é da deputada estadual Franciane Bayer diante de informações divulgadas nas redes oficiais do Governo do Estado, a respeito de uma revisão de conteúdo sobre diversidade no currículo escolar gaúcho, além da inclusão de temas transversais nas matrizes da Secretaria Estadual de Educação de 2020 e 2021. “O material divulgado deixa dúvidas sobre uma suposta implementação de conteúdos de ideologia de gênero na grade curricular do Estado. E por isso, encaminhei um pedindo de informação ao governador, solicitando esclarecimentos sobre essas ações”.
Na avaliação da parlamentar é preciso atenção sobre a pauta que “de tempos em tempos surge querendo se instalar na educação das nossas crianças”. Em 2015, a então deputada estadual Liziane Bayer protagonizou uma grande mobilização que resultou na retirada da ideologia de gênero no Plano Estadual de Educação, que é votado a cada 10 anos. “Proteger nossas crianças e adolescentes não é uma simples atitude ideológica, é preservar a sociedade do futuro. Por isso a importância de zelar pela integridade física, psíquica e moral deles desde já. Isso vai além de valores conservadores. Precisamos sim, é lutar para que políticas públicas e sociais sejam mais eficazes no tocante ao respeito às diferenças de cada indivíduo. E não apoiar a desestruturação de uma sociedade legalmente e moralmente constituída, desde o início da Criação, em detrimento de uma ideologia. Respeitar não é impor’.
Franciane Bayer lembra, ainda, que é garantido, por meio da Constituição Federal, que a família seja protegida pelo Estado e que cabe aos pais criar, assistir e educar os seus filhos. “Estou atenta para que não haja nenhum retrocesso nesta pauta tão cara para todos aqueles que tem a missão de proteger a infância e a adolescência”.
Arte: Adriana Schnitzer
留言