Honras e glórias: Deputada entrega Medalha do Mérito Farroupilha para Damares em congresso de oração
- Comunica Franciane Bayer
- 9 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2022

Neste sábado, 09/07, a deputada estadual Franciane Bayer promoveu o ‘Congresso Interdenominacional de Intercessão – Clamor pelo Rio Grande do Sul’, com a presença de mais de 500 pessoas que se uniram ao propósito de orar pelo Estado; o desenvolvimento de seus municípios; por seus governantes e por paz nas cidades.
Filha do saudoso missionário Alcides Bayer, que fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1992 no Estado, Franciane declarou que este ano é emblemático para o futuro da nação e do Rio Grande. “A igreja gaúcha está se posicionando e fará a diferença como sal e luz da terra. O Brasil é do Senhor Jesus!”. O evento, conduzido por Eliana Bayer, contou com a oração de pastores e pastoras de diversos ministérios, entre eles o Pr. Victor Martins (Igreja Internacional da Graça de Deus), Pr. Silvio (MEVAN), Pr. Paulo Garcia (Lagoinha), Pr. Paulo Cabral (Batista Passo d’Areia), Pra. Neloci Bayer (IIGD), Apóstola Mônica (Nexus IBN) e Pra. Edra (Assembleia de Deus). Também estavam presentes as seguintes autoridades: vice-presidente da República, Gen. Hamilton Mourão; ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a deputada federal, Liziane Bayer e o presidente estadual do Republicanos, deputado federal Carlos Gomes.
Além da ministração de louvores, o congresso contou com um momento especial de intercessão pelos 497 municípios gaúchos. Cada convidado adotou em intercessão uma ou mais cidades, representadas por folhas impressas com suas bandeiras e dados específicos, como nome, número de habitantes, a principal economia local e história do município.
Especialmente às 10h, durante o evento, a deputada Franciane Bayer realizou a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa do Estado, para a Ex-Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. A maior honraria do Legislativo é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Criada em 1995, a condecoração consiste em uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas. Breve Currículo da Damares Alves
Nasceu em Paranaguá/PR, no ano de 1964, mas se declara sergipana. Mudou-se aos seis anos de idade para o nordeste, onde morou na Bahia e Alagoas. Desde a adolescência destacou-se como ativista de direitos humanos, especialmente em defesa das crianças e dos indígenas. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia, pela Faculdade Pio Décimo, a educadora, advogada, Pastora e defensora dos direitos humanos tornou-se, em meados da década de 80, uma das fundadoras do Comitê Estadual de Sergipe do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, que tem como principal função social a proteção de crianças em situação de rua.
Atuou ainda no final da década de 80 fortemente na defesa dos direitos das mulheres pescadoras e trabalhadoras do campo. Trouxe ao protagonismo a voz de milhares de crianças com deficiência vítimas do infanticídio indígena. Trabalhou por 20 anos no Congresso Nacional como assessora parlamentar, com atuações na CPI dos Maus Tratos e na assessoria jurídica da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Apoio à Família. Advoga voluntariamente há muitos anos para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. No período de 2019 à maio/2022, ocupou o cargo de Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que atualmente é ocupado por Cristiane Britto. Texto: Adriana Schnitzer Foto: Elaine Martins
Comments