Parlamento & Fé: painel discute o papel das famílias na construção de nações desenvolvidas
- Comunica Franciane Bayer
- 24 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

Acontece, nesta sexta-feira (24), a edição anual da conferência global Parlamento & Fé, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A abertura oficial, com a presença da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, teve início às 9h da manhã no Teatro Dante Barone e conta com programação até sábado (25). O evento, organizado pela deputada estadual Eliana Bayer (Republicanos), recebe representantes de 13 países em painéis simultâneos que abordarão os rumos da política latino-americana.
A coordenadora da Frente Parlamentar Evangélica na Região Sul, deputada federal Franciane Bayer, foi uma das palestrantes do evento. O painel denominado "Famílias fortes, nações desenvolvidas", também contou com a presença da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Cinara Braga; da deputada federal Greyce Elias, do deputado argentino Juan Argañaraz e da professora universitária da Honduras Mercedez Gamero. Os painelistas abordaram a importância de uma família estruturada, e que entende o seu papel, para um país forte e desenvolvido. “Muitos políticos querem se aproveitar da pauta da família, mas temos que nos atentar qual a intenção real de cada um. Nosso papel como agente público é fortalecer ", enfatizou a deputada Franciane que também mediou o painel.
Sem família, não haveria civilização

Em sua fala de abertura, a parlamentar falou sobre os artigos 215 e 226 da Constituição Federal sobre a família como base da sociedade. “Sem famílias fortes, bem estabelecidas, com valores e afetividade, não há esperança de uma nação desenvolvida, justa e próspera. Mas, mais do que isso: sem família, não haveria nem civilização” disse. A deputada Greyce, em sua fala, reforçou o posicionamento da deputada Franciane sobre o artigo 226 e falou que as famílias devem ser cuidadas, para que aprendam a ser famílias funcionais onde cada membro sabe o seu papel. A parlamentar exemplificou com o Famílias Fortes, um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O conteúdo, que era disponibilizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. Segundo ela, “não existem famílias perfeitas, existem famílias funcionais que entendem o seu propósito para serem felizes”.
Carência de serem ouvidos
Depois, a fala foi para a docente em Honduras, Mercedes que compartilhou a rotina dos pais atuais, sendo essa de muito trabalho e pouca atenção aos filhos. “Às vezes atendemos alunos que parecem que carecem de família, pois carecem de amor de pai e de mãe, pois não são ouvidos por eles. A responsabilidade que temos para formar famílias é muito grande”. O deputado argentino Juan abordou as lutas pela família que acontecem no país vizinho, incluindo o combate à pauta de crianças trans e aborto. A promotora Cinara Braga falou sobre a consciência da sociedade em tratar atos como aborto e pedofilia como um crime, sem abrir margens, além de ressaltar questões de cuidado e responsabilidade com a adoção hoje no país.
O Parlamento e Fé conta com mais de doze painéis entre assuntos como a influência do cristianismo na liberdade econômica, Inteligência Artificial, violência política contra as mulheres, educação e outros, além de um Summit da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional.
Comentarios