Procuradoria da Mulher homenageia meninas medalhistas em olimpíadas de Ciências Exatas
- Comunica Franciane Bayer
- 31 de out. de 2019
- 1 min de leitura

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, representada pela procuradora Kelly Moraes (PTB) e a procuradora-adjunta Franciane Bayer (PSB), homenageou na manhã desta quinta-feira (31), as 59 estudantes gaúchas que conquistaram medalhas de ouro em olimpíadas de Ciências Exatas em 2018. As meninas homenageadas têm entre 11 e 16 anos e participaram de olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronáutica e Astrofísica. É a quarta vez consecutiva que o Parlamento gaúcho condecora meninas medalhistas.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a integração das mulheres no mundo científico, predominantemente, masculino. Em nome das agraciadas, as estudantes Bianca dos Santos (Matemática) e Isadora Costa Arantes (Astronomia e Astronáutica) agradeceram a homenagem. “É um grande incentivo para que possamos continuar ocupando espaços nas Exatas, que é uma área onde ainda temos pouca presença”, declarou Isadora.
A presidente da Associação das Meninas Medalhistas, Nara Bigolim, da Universidade de Santa Maria, afirmou que o avanço das meninas nas Ciências Exatas refletirá na representatividade feminina em outros espaços sociais, políticos e econômicos. Mãe de duas medalhistas, Nara assegurou que a participação nas olimpíadas abre portas e novos horizontes. “As oportunidades aparecem logo adiante. Tenho a convicção que essas meninas terão um futuro de protagonismo”, acredita.
Agraciadas Das 59 medalhistas, dez compareceram à homenagem, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos: Bianca dos Santos (Matemática), Camile de Souza (Astronomia), Manoela Ferraz (Matemática), Manoela Pissaia Campagnolo (Astronomia e Astronáutica), Mariana Groff (Matemática e Astronomia), Natália Groff (Física, Matemática e Astronomia), Patrícia Schneider Correa (Astronomia e Astronáutica), Rebecca Maldaner (Matemática), Thaís Moraes ((Matemática) e Valentina Bolel ((Matemática).
Foto: Ariel Pedone
Comments