Rio Grande do Sul aguarda a chegada de 1,2 milhão de unidades de medicamentos do “kit intubação”
- Comunica Franciane Bayer
- 24 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

“O Ministério da Saúde deverá enviar para o Estado, ainda nesta semana, cerca de 1,2 milhão de unidades de medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”. A informação é da deputada Franciane Bayer (PSB), que participou de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (24), com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. A secretária explicou que é feito um monitoramento dos estoques por meio de um sistema de dados que deve ser alimentado, semanalmente, por cada hospital. A partir das informações do sistema, os medicamentos são distribuídos. Ela aproveitou para reforçar a necessidade de os hospitais manterem o sistema sempre atualizado para que a Secretaria possa direcionar os medicamentos necessários conforme a demanda.
Sobre os estoques de oxigênio, disse que mantinha contato direto com empresas fornecedoras e que já havia alertado o Ministério da Saúde sobre a necessidade de cilindros. Disse que ainda hoje teria reunião com o novo ministro da Saúde.
Relatório de gestão
Embora a preocupação dos parlamentares com a escassez de medicamentos tenha dominado parte da audiência pública, o motivo do encontro foi a apresentação do relatório de gestão da Secretaria da Saúde no terceiro quadrimestre de 2020, exigência da Constituição Estadual.
A secretária reconheceu as dificuldades do período, mas disse que era preciso destacar algumas vitórias. Entre estas, citou a aprovação do Plano Estadual de Saúde, que “foi uma tarefa gigantesca com muito envolvimento do Conselho Estadual de Saúde”, o Plano Estadual de Vacinação, a quitação de uma dívida de R$ 216 milhões com os municípios, a execução das emendas federais e estaduais para a Covid, a abertura de leitos e a implantação prévia do Gerint, sistema de gerenciamento das internações hospitalares. Também aproveitou para agradecer aos trabalhadores da saúde de todas as instâncias, à rede hospitalar, à equipe da Secretaria da Saúde e à Assembleia Legislativa.
Após sua breve fala introdutória, ela passou a palavra à diretora-geral da pasta, Aglaé Regina da Silva, que apresentou um resumo do relatório de gestão, contendo dados demográficos e de mortalidade, execuções orçamentárias, auditorias e análises. O relatório completo pode ser conferido aqui. Acesse AQUI o relatório completo.
Com Agência de Notícia da ALRS
Comentários