Saúde mental: alerta aos gatilhos tornou-se assunto constante nas redes sociais
- Comunica Franciane Bayer
- 22 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Que a saúde mental é um assunto de interesse coletivo e social, nós já sabemos. Reforçando isso, o tema da redação do ENEM deste ano propôs a argumentação sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, o que levou a satisfação e crescimento de interesse sobre o tema, principalmente por parte dos jovens. Sabendo que o assunto impacta diretamente em todas as relações, os gatilhos e alertas precisam estar constantemente em discussão.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, reuniu informações sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia da Covid-19. A análise revelou que a ansiedade é o transtorno mais presente no período, desde o início do isolamento. Fora os transtornos como depressão, síndrome do pânico e outros também existentes.
Contribuindo para a conscientização

Durante o ano de 2020, mesmo com o cenário presencial comprometido pela pandemia, a deputada Franciane Bayer optou por continuar o trabalho de conscientização e informação quanto à saúde mental para o público que lhe acompanha. Planejando cada uma das mensagens, através das suas redes sociais continuou contribuindo e reforçando o alerta para os temas relacionados por meio da Frente Parlamentar em Combate ao Suicídio da qual preside na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Segundo a deputada, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. E as redes sociais são ferramentas indispensáveis para o alcance das pessoas. “Por muito tempo falar sobre isso era um tabu na sociedade, e essa cultura se reflete até hoje, fazendo com que muitas pessoas deixem de procurar ajuda. Por isso a relevância em falarmos sobre o assunto sem preconceitos, considerando que os problemas mentais podem e devem ser tratados”, acrescenta.
Conheça alguns dos trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Combate ao Suicídio, durante a pandemia:
Comments