top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Issuu
  • Flickr
  • ALRS

Seminário reúne especialistas para discutir ações pela saúde mental dos jovens

  • Foto do escritor: Comunica Franciane Bayer
    Comunica Franciane Bayer
  • 2 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, essa população teve um agravamento nos problemas psicológicos, sobretudo durante a pandemia. Mudar essa realidade e tornar mais efetivas as políticas públicas é o objetivo do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, que realizou um dia inteiro de atividades nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre. Mais de 100 pessoas que trabalham com políticas públicas para a infância e juventude participaram nesta do 'Seminário Estadual Promover para Prevenir: Saúde mental dos jovens no Brasil', promovido pela coordenadora do grupo de trabalho destinado ao estudo sobre o aumento de suicídio, automutilação e problemas psicológicos entre os jovens brasileiros da Câmara Federal, a deputada Liziane Bayer, em parceria com a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Franciane Bayer.


O evento contou com a participação de forma remota do Dr. Rafael Bernardon, coordenador -geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas/ Dapes/Sapes/Ministério da Saúde e da Rosangela Machado, especialista da Secretaria de Saúde, no departamento de Ações em Saúde, na área técnica da saúde de adolescentes, entre outras autoridades no tema.

Os participantes foram divididos em oficinas na parte da tarde, sendo elas: 'Política pública de promoção à saúde mental dos jovens nos municípios', conduzida pela pesquisadora e docente da Escola de Saúde Pública, Claudia Weyne Cruz; 'Rede de proteção na atuação da saúde mental de jovens', conduzida pela Regina Paz, assistente social, Conselheira Tutelar em Esteio e representante da Aconturs; 'Experiências exitosas nos municípios em relação à saúde mental de jovens', conduzida pela juçara Vendrusculo, educadora sanitarista e coordenadora da Unidade I Promoção e Prevenção Do Pod / Bid.

“Precisamos criar uma rede de apoio que auxilie, ofereça tratamentos e perspectivas para tirar essas pessoas dessa zona de vulnerabilidade. Temos de ver, discutir, falar, agir, diagnosticar o problema e ter ações para aplicar nos municípios.”, afirmou a deputada federal Liziane Bayer. "E a parte da tarde do seminário foi justamente para compartilharmos ideias e experiências, além de ter gerado alguns importante encaminhamentos que prontamente vamos levar à Brasília através do mandato da mana para fortalecer a discussão e ter o nosso Estado representado.", ressaltou a deputada Franciane Bayer. Texto: Adriana Schnitzer Foto: Elaine Martins

 
 
 

Komentáře


© 2023 Franciane Bayer - Deputada Federal

bottom of page