Agosto Lilás: deputada Franciane faz alerta para o combate à violência doméstica
- Comunica Franciane Bayer

- 10 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

A Assembleia Legislativa estará iluminada na cor lilás entre os dias 7 e 14 de agosto para conscientizar os gaúchos para o combate à violência doméstica. O alerta faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que neste sábado (7) completou 15 anos, um marco no combate da violência doméstica contra as mulheres no Brasil. A proposição é da Procuradora Especial da Mulher do Parlamento gaúcho, deputada Franciane Bayer.
A campanha denominada “Agosto Lilás” surgiu em 2016, quando foram celebrados os 10 anos da legislação, com o objetivo de intensificar o conhecimento sobre ela, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o problema. Além disso, busca anualmente divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Autora da proposta, a deputada Franciane destaca o papel da Casa ao dar espaço para a campanha. "Comprometido com a luta pelo fim da violência contra as mulheres, o Parlamento gaúcho se soma à campanha ao iluminar a casa do povo com a cor lilás. Um ato simbólico, mas que representa muito para que as mulheres que enfrentam o problema saibam que não estão sozinhas", explica.
#BastadeViolência contra as Mulheres
Além da iluminação da fachada, que também foi solicitada a outras instituições públicas, a Procuradoria da Mulher lançou no início do mês a exposição #BastadeViolência contra as Mulheres, que está aberta para visitação no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha, até o final de agosto. Já nesta quarta-feira (11), acontece uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para debater o Mapa da Violência contra as Mulheres no RS e as ações do Estado para enfrentar o problema. Por fim, no dia 16 de agosto, a Procuradoria promove uma palestra, voltada para as mulheres e os homens que trabalham na Casa, mas que poderá ser acompanhada pelo canal da TV AL no Youtube, abordando o tema da violência doméstica e os tipos de assédio que acontecem no ambiente de trabalho.
Com Agência de Notícias das ALRS/Por Juliane Soska
Foto: Fabiana Calçada
.png)










Comentários