Mulher: sinônimo de força, resiliência e transformação
- Comunica Franciane Bayer
- 25 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

É fundamental considerar não apenas as dificuldades que nós, mulheres, enfrentamos, mas também as vitórias que alcançamos e os caminhos que continuamos a desbravar. Em vez de nos limitarmos pelos obstáculos, que os utilizemos como trampolins para alcançar patamares mais elevados. É desafiador, sim; porém, cada dia é repleto de oportunidades para inspirarmo-nos e abrirmos portas para nós mesmas e para outras mulheres. Apresento, hoje, esta mensagem de força não como política, mas como mulher.
Há, atualmente, a tendência de, em geral, ressaltar-se muito mais as dificuldades que enfrentamos do que a diferença positiva que cada uma de nós faz no dia a dia de todos que nos rodeiam. É injusto focar apenas nas dores quando existem tantas virtudes a se destacar. O cotidiano é, sim, feito de obstáculos — no gabinete político, em casa, no restaurante, na academia, na escola dos filhos etc. Mas, é justamente nessa capacidade de equilibrar-se sobre tantos e tão múltiplos papéis, que reside o grande diferencial feminino. Não, não somos todos iguais. Se há o que naturalmente nos falte, há muitas características inatas em que somos imbatíveis: resiliência, capacidade de superação, resolutividade — e tudo com afeto e atenção. É nessas diferenças que nos complementamos e, com pais e mães, filhos e filhas, levamos a humanidade adiante.
É inegável, porém, que as desigualdades existem — na política e em todas as searas sociais. No entanto, em vez de nos reduzirmos a elas, que usemos as nossas determinações e diferenciais para criar mudanças substanciais para resolver esses e tantos outros problemas. Ninguém tem mais conhecimento de causa do que nós para, por exemplo, defender a vida desde a concepção, a inocência infantil, o valor da família e os direitos das mulheres. Neste Dia da Mulher, encorajo a todas as amigas a abraçarem suas singularidades e acreditarem no poder que possuem para impactar positivamente sua vida e o mundo ao seu redor. Que venhamos a celebrar não apenas o que somos, mas também o que podemos nos tornar.
Deputada Federal Franciane Bayer, Republicanos, Rio Grande do Sul
Comentarios