As Bayer’s realizam encontro alusivo ao Outubro Rosa
- Comunica Franciane Bayer
- 24 de out. de 2022
- 2 min de leitura

No mês dedicado à conscientização das mulheres para os cuidados com a saúde — em especial o câncer de mama —, a deputada federal Liziane Bayer e primeira suplente do Senador eleito Mourão, a deputada estadual Franciane Bayer e deputada federal eleita, junto da cunhada deputada estadual eleita Eliana Bayer, promoveram, neste sábado (22), encontro de mulheres em Canoas, com a presença de mais de 200 gaúchas.
Liziane ressalta a importância de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce e os cuidados com a saúde. “Como vigilantes da saúde da mulher, que também somos enquanto parlamentares e fiscais das políticas públicas, a nossa luta deve ser fomentar essas políticas para que tragam qualidade de vida às mulheres", ressalta a parlamentar que é autora da Lei que instituiu o Outubro Rosa no Rio Grande do Sul.
Na Assembleia Legislativa, a irmã dela, deputada estadual Franciane Bayer, é presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher. "Quando fui procuradora da Mulher no legislativo gaúcho, sempre mantive diálogo com instituições e mulheres que trabalham a causa do câncer. Também busquei, da melhor forma, unir o poder público e a sociedade civil organizada para debater os problemas reais, como a lista de espera por exames”, afirma Franciane. Eleita deputada federal para o próximo mandato, Franciane pretende continuar na linha de frente dessa pauta em Brasília. Na Assembleia Legislativa, Eliana Bayer, eleita deputada estadual, dará continuidade ao trabalho relacionado à saúde da mulher.
Estiveram presentes no evento a secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, que relatou a sua história de superação da doença. “Em julho de 2021, fui ao médico e a notícia que jamais esperei receber: câncer de mama. Um susto, um baque e o início da cruzada de atendimento médico. Horas e dias na Santa Casa de Porto Alegre. Digo a vocês gurias que a luta não é fácil, mas é possível enfrentar.”
“Com prevenção, atendimento digno e diagnóstico precoce, é possível que as gaúchas que estão em tratamento de câncer sejam salvas”, disse a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim e candidata a vice-governadora de Onyx Lorenzoni, que também esteve presente no evento.
Texto: Adriana Schnitzer Foto: Elaine Martins
Comments